sábado, 22 de agosto de 2009

Anime





A Anime é um projecto que tem como objectivo a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos promovendo o Associativismo, entendendo este como uma forma de congregação de esforços para atingir um dado fim;

de valores de solidariedade e de igualdade, como um processo formativo de homens e mulheres livres e participativos, fomentando atitudes e comportamentos não discriminatórios, sejam eles de raça, sexo, crenças políticas, religiosas ou quaisquer outros;

da educação intercultural, como expoente da relação entre povos e culturas, respeitando a diversidade cultural;

da defesa e conservação do meio ambiente, como atitude de cidadania para garantir um futuro equilibrado e harmonioso para todas as espécies, incluindo a nossa.

A Anime entende que o associativismo pode ser uma das formas mais vantajosas de estimular a cooperação na sociedade actual, sendo esta encarada como um factor de mobilização de cidadãos intervenientes. Essa mobilização poderá ser interpretada de diversas formas em função das necessidades específicas dos grupos ou comunidades envolvidos, ou seja, irá tentar adaptar-se às diferentes realidades socioculturais em presença em cada momento, permitindo, entre outras, actividades de carácter lúdico, desportivo e cultural.
Desta forma, a grande aposta do projecto Anime reside numa proposta de Intervenção Global a desenvolver em três fases:

Diagnóstico - Intervenção - Acompanhamento

Para a prossecução destes objectivos, a Anime terá uma estrutura com um carácter progressivamente profissionalizado, baseada na colaboração de pessoas habilitadas e com experiência nas diversas áreas de intervenção. No entanto, este carácter profissional será sempre norteado pelos princípios e valores contidos no projecto e atrás mencionados.

A Anime tem como principal metodologia de intervenção trabalhar com os protagonistas do associativismo no sentido de reforçar as dinâmicas locais e contribuir para o desenvolvimento de actividades e oportunidades numa perspectiva de mobilização e valorização dos recursos locais, materiais e humanos.



Fonte: Anime

Sem comentários: