terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Centro de Documentação Rafael Monteiro



O Centro de Documentação Rafael Monteiro, instalado na Casa do Castelo ou Casa da Junta, onde viveu o erudito sesimbrense Rafael Monteiro (1921-1993), figura de referência do século XX em Sesimbra pela sua obra vasta e valiosa em domínios tão diversos como a História, a Filosofia, a Arqueologia e a Etnografia, visa a promoção, o incremento e a divulgação da investigação em torno da temática dos castelos e da história local, uma vez que se encontra integrado no Castelo de Sesimbra.

Criado em Abril de 2000 e enquadrado numa estratégia de revitalização do monumento, o Centro de Documentação funciona como um serviço complementar da visita ao Castelo, e como um serviço de apoio pedagógico às escolas.

Este espaço de acesso livre é constituído por uma sala de leitura geral, que oferece aos vários públicos o serviço de leitura presencial do seu fundo, constituído por material para crianças, jovens e adultos sobre a temática dos castelos e sobre o concelho de Sesimbra.

A nível de equipamentos dispõe de 2 computadores que permitem a realização de trabalhos, para além da consulta da Internet, e de um quiosque de acesso à Internet, no âmbito do Projecto Península Digital. São disponibilizados serviço de reprografia e impressão de documentos.

Dispõe ainda de um serviço de informação turística onde o visitante pode obter informações sobre o Castelo de Sesimbra e sobre o concelho e de um posto de venda de edições municipais.

Numa outra sala do Centro está patente ao público uma exposição permanente bio– bibliográfica sobre Rafael Monteiro, onde o visitante pode conhecer pormenores da sua vida e obra.

CONTACTOS:
Tel.: 21 268 07 46
Horário de Verão
(de Junho a Setembro)
Das 9.30 às 13.30 e das 14.30 às 18h
Horário de Inverno
Das 9.30 às 13 e das 14.30 às 17.30h

Fonte: CMS
------------------------------------------------------------------------



Um dos títulos fundamentais da bibliografia de Rafael Monteiro, editada pelo autor no início da década de sessenta. A edição deste livro refere-se a textos sobre a actividade marítima, escritos de natureza historiográfica ou etnográfica com um cariz literário, designadamente crónicas, pequenas novelas e alguns poemas.
Rafael Monteiro, autodidacta e polemista por natureza, deixou uma vasta e valiosa obra nos domínios da História, Filosofia, Arqueologia e Etnografia. Esta reedição presta homenagem àquele que consagrou a sua vida na defesa da terra sesimbrense.

Edição - Câmara Municipal de Sesimbra
Autor - Monteiro, Rafael Alves
Título - Alguns Mareantes Desconhecidos da Terra de Sesimbra e outros textos

Sem comentários: