sábado, 22 de agosto de 2009

O Grupo Recreativo Escola de Samba Bota no Rego



O Grupo Recreativo Escola de Samba foi fundado em 5 de Março de 1976, por um grupo de foliões que se destinavam apenas a se divertir no Carnaval nocturno em Sesimbra.

A pedido dos habitantes da Vila de Sesimbra, como as fantasias eram muito bonitas, começaram a desfilar na terça-feira de Carnaval durante o dia.
A partir dai a Escola num processo de evolução, ano após ano começou a desfilar com características próprias mas sempre tentando colocar na sua forma de desfilar todos os itens que são utilizados nas Escolas do Rio de Janeiro.
Cresceu como Escola de Samba e também como instituição. Merecendo esse reconhecimento por parte da Câmara Municipal de Sesimbra com a Medalha de Mérito Municipal (Grau Bronze) em 2001.

Hoje com 33 anos de existência, o “ Bota” (nome como é conhecido em Sesimbra) é das Escolas que mais shows realiza de Norte a Sul de Portugal, bem como algumas apresentações e aparições televisivas (ex: RTP, 1 RTP 2, SIC, SIC Noticias, TVI, TV RECORD, RTP AFRICA), conseguindo também a sua primeira Internacionalização em 2006, quando convidado a fazer parte de um programa da TV GALIZA (Espanha)

O G.R.E.S. Bota no Rego é a Escola de Samba mais antiga de Portugal, orgulha-se dessa honra, luta pela criatividade e originalidade dentro da escola, incentivando essa veia cultural, do músico e do artista que uma associação se deve reger, desde as suas fantasias, enredos e sambas enredos originais, desde o trabalha diário em prol do Samba e do Carnaval em Sesimbra, em Portugal e no Mundo.
Cultiva também a admiração, o respeito e a amizade pelas Escola irmãs, e mais importante ainda, pelos amigos espalhados por esse país que as compõem.
No dia 1 de Outubro de 2008 fundou a Academia de Musica que neste momento alberga 40 alunos distribuídos por vários instrumentos, e consequentemente surgiu a nossa Orquestra Bota Big Band que já conta com 7 espectáculos.
Realiza nos Santos populares uma marcha popular e vai brevemente criar um grupo de teatro.



A escola de samba é o ex-líbris da nossa colectividade, é sem dúvida a actividade que neste momento alberga o maior número de pessoas.
E nossa escola está em constante actividade, não passa um mês que não realize uma actuação, sendo que em alguns meses tem mais de 6 actuações.

Dedica-se a formação de jovens em várias áreas no samba desde coreografias, samba no pé, bateria entre outros.

A bateria é a ala na escola que mais pessoas tem neste momento, alberga cerca de 55 associados que são coordenados pelo director de bateria Ricardo Alves (mestre chora).

A escola de samba realiza vários tipos de espectáculos, desde pagodes em bares hotéis e restaurantes, shows em palcos grandes onde interpreta vários sambas e mostra os retrospectiva de várias fantasias do Carnaval onde fazem parte as passistas e figuras de destaque, realiza também desfiles de rua, desfiles estes que já envolvem mais de 50 pessoas (numero dependente do organizador do desfile).

No carnaval o G.R.E.S. Bota no rego á 4 anos esta parte desfila no carnaval com um número que vária entre os 200 e os 250 elementos.

Academia de Música

A academia de música é um projecto ambicioso que tem como objectivo educar musicalmente todos os interessados pela música.

Tem a sua data de fundação no dia 1 de Outubro de 2008, onde no mesmo dia já contava com 20 inscrições. Hoje alberga 40 alunos de várias faixas etárias distribuídos por 3 professores.

As aulas são dadas no clube sesimbrense e na nossa sede.

Para de inscrever basta fazer-se sócio da colectividade e pagar uma quota mensal de €10.

A coordenadora de todo este projecto á a professora Ana Luísa, que dá aulas de segunda a sexta das 17:30 às 20:30.

A Maria da luz dá aulas de flauta transversal ao sábado de manhã, bem como o professor de bateria Hugo que dá aulas de bateria também ao sábado de manhã.

Bota Big Band

O projecto bota big band é um projecto inédito em Portugal, tem como objectivo criar uma banda marcial no seguimento do que se faz em alguns paises nomeadamente na Nova Zelândia, E.U.A., Reino Unido, entre outros.

É um objectivo a médio longo prazo visto que ainda não temos o número de músicos e bailarinos(as) necessários para realizar este tipo de espectáculos, mas com certeza que a formação da academia de música vai dar os seus frutos, criando assim jovens músicos para abraçar este projecto.

Esta criação da bota big band, enquanto não atinge o objectivo final, vai realizando concertos com os vários músicos que abraçaram este projecto sob o comandando do amigo e maestro Diogo Fadista. Realizou a sua primeira actuação no dia 1 de Outubro de 2008 no clube sesimbrense, no dia 13 de Dezembro de 2008 no cine teatro João Mota no nosso teatro de natal, 6 de Janeiro de 2009 no jardim de Sesimbra no dia de reis (organização da C.M. Sesimbra), no dia 16 de Abril no cine teatro João Mota a convite da assembleia municipal de Sesimbra numa homenagem a Conde Ferreira tocando um reportório do sec. XIX, participou em conjunto com a bateria da escola de samba nas cerimónias do 25 de Abril, tocando 2 temas de Zeca Afonso, vai estar presente no torneio internacional de Andebol, Futsal e Basquetebol de Alcochete no dia 26 de Junho

Com um reportório variado a nossa orquestra está disponível para realizar espectáculos em todo o país, e com facilidade de se adequar a vários tipos de propostas.

Teatro

Os elementos que fundaram o G.R.E.S. Bota no Rego, além de gostarem muito do carnaval tinham o gosto pelo teatro e apresentavam por ano algumas peças.

No dia 13 de Dezembro de 2008 realizámos a nossa festa de natal no cine teatro João Mota e apresenta-mos um teatro para crianças. O gosto pelo teatro contagiou várias pessoas, e desde logo nasceu a ideia de criar um grupo que pudesse representar de uma forma mais profissional a nossa colectividade.

As coordenadoras deste projecto são a Jesus Aldeia que está connosco desde a fundação e realizou peças nos primeiros anos desta colectividade, e a Graça Pólvora que é licenciada e tem muita experiência nesta área.

Este projecto vai ser apresentado aos sócios após a realização dos santos populares.

Fonte: Bota no Rego

Sem comentários: