quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Surf Clube de Sesimbra, um pouco de história, contactos e actividades de verão, 2009

Assim, surgiu a ideia de criar um clube que incentivasse os seus membros à competição e à consequente evolução no seu nível de surf.

O SCS vêm marcar uma nova etapa no surf do Concelho de Sesimbra, mas, mesmo assim, já tinham havido tentativas de se fazer campeonatos na nossa zona. Em seguida é apresentada uma cronologia dos eventos mais importantes no panorama associativo relacionado com o surf, bodyboard e skimming em Sesimbra.

1989 - Campeonato das Bicas

Este foi o primeiro campeonato organizado no concelho de Sesimbra. A loja de artigos desportivos, SAFARI SURF, foi a entidade responsável pela organização do campeonato. Este campeonato foi só de Surf, uma vez que o Bodyboard estava ainda pouco evoluido. As condições do mar apresentaram-se algo adversas, com ondas de 2 metros e pouco, muito mexidas, com bastante força. O vencedor foi um surfista da Costa da Caparica, e depois deste campeonato houve uma paragem algo longa na cena competitiva no concelho de Sesimbra.

1991 a 1994, aproximadamente - Concentrações de Surf e Bodyboard na Praia das Bicas

Foram organizadas várias concentrações de surf e bodyboard na Praia das Bicas, sempre com grande aderência do pessoal participante. O responsável por estas iniciativos foi o Prof. Nélson, docente de educação física, residente no Concelho de Sesimbra. Estas iniciativas ficaram marcadas por episódios de mar muito grande, com muitos nervos e emoção à mistura.

1993 - Campeonato de Bodyboard do Meco

Este campeonato decorreu na praia do Meco em Maio de 1993, com organização do pessoal local. Foi contactado o Clube Naval de Sesimbra, que prestou alguma assistência, e o campeonato foi realizado, com ondas de 2 metros perfeitas, que só pecavam por haver alguns close-outs. A classificação final ficou assim: 1ºGonçalo Franco 2ºSérgio Jorge 3ºBruno Matos 4º"Zé da Preta"

1994 - 2º Campeonato de Bodyboard do Meco

Este campeonato foi organizado por entidades que não pertenciam ao concelho de Sesimbra. Foi o campeonato que mais condições tinha para ser um sucesso: Uma organização experiente, pessoal da Costa de Caparica, com muitos apoios e patrocínios. O pessoal inscrito era da Costa, de Sesimbra, do Meco, etc. O problema deste campeonato foi a falta de ondas. Completamente FLAT!!!

1996 - SampaioSurf 96 - Lagoa de Albufeira

A Associação de Estudantes da Escola Secundária de Sampaio (AEESS) tinha prevista no seu programa a realização de um campeonato de Surf e Bodyboard numa das praias do concelho. Após muitas dificuldades o campeonato era para se realizar no dia 27 de Abril de 1996 na praia da Lagoa de Albufeira, mas as ondas faltaram novamente. O campeonato foi adiado para a semana seguinte, e foi realizado sob um forte temporal de sul, com ondas de 1 a 1½ metros, muito mexidas. Mas como a prova não teve sucesso comercial devido ao forte temporal (não estava ninguém na praia), os patrocinadores (Safari Surf e Rádio Santiago), decidiram repetir a prova. Desta vez a praia estava cheia, mas as ondas estavm pequenas e más, com meio metro on-shore. A classificação do primeiro campeonato ficou assim:

Surf: 1ºRui Marques 2ºLuis Penim "Xixau" 3ºBruno "Pisco" 4ºJoão Pedro

Bodyboard: 1ºBruno Franco "Ganso" 2ºDavid Cordeiro "Russo" 3ºNuno Ferreira 4ºNuno Fachada

No segundo campeonato:

Surf: 1ºJoão Pedro Pinto 2ºMiguel "Bomboca" 3ºRui Marques 4ºRicardo Sousa "Cácá"

Bodyboard: 1ºSérgio Jorge 2ºTiago Ezequiel 3ºBruno Franco "Ganso" 4ºRuben Canteiro

1997 - Estreia do Surf Clube de Sesimbra - Praia das Bicas

Nos dias 25 e 26 de Janeiro de 1997 o Surf Clube de Sesimbra organizou a 1ª etapa do seu 1º circuito intersócios, virando mais uma página na história do surf em Sesimbra. Com 18 participantes, boas ondas a rondar um metro e vento off-shore, a prova decorreu bem, dentro dos possíveis para a altura. Os vencedores acabariam por ser Bruno Saraiva em bodyboard e Ricardo "Cácá" em surf.

Este 1º Circuito Intersócios, que se prolongou durante 5 etapas, teve como vencedores Ruben Canteiro no bodyboard e Ricardo "Cácá" no surf, e terminou com uma memorável festa de entrega de prémios numa discoteca de Sesimbra (a galeria fotográfica contém fotos deste circuito e da festa). Desde então o SCS tem organizado um circuito todos os anos, cada vez com mais nivel e qualidade.

1999 - Escola de Surf e Bodyboard do Surf Clube de Sesimbra

Até esta data, o principal foco do SCS era sem dúvida a competição. Ciente deste facto, os responsáveis da área do desporto da Câmara Municipal de Sesimbra, impulsionaram os responsáveis do clube a dedicarem uma parte dos seus recursos para o ensino e iniciação do surf e bodyboard. Assim, surgiu pela primeira vez no programa de férias jovens de verão da Câmara Municipal, a hipótese dos jovens praticarem surf e bodyboard. Surgiu assim a Escola de Surf e Bodyboard do SCS, que durante alguns anos, só funcionou no verão, neste programa da Câmara Municipal.

2000 - Formalização do Surf Clube de Sesimbra

Já com várias áreas de acção, o SCS crescia cada vez mais, tal como a sua necessidade de melhores apoios institucionais. Desta forma, a organização informal denominada "Surf Clube de Sesimbra", passou a ser uma associação sem fins lucrativos de pleno direito. A escritura de fundação do novo Surf Clube de Sesimbra foi no dia 6 de Junho de 2000.

2001 - Competições Nacionais chegam a Sesimbra

Neste ano, o SCS organizou pela primeira vez no Concelho, provas de âmbito nacional. Em Maio, o SCS realizou na Praia das Bicas uma prova do Circuito Nacional de Longboard, que foi a primeira de muitas provas nacionais de surf, bodyboard e longboard realizadas até hoje.

2002 a 2004 - Circuito Inter-Regional

Entre 1998 e 2001, o panorama competitivo na margem sul do Tejo esteve ao rubro. Três clubes extremamente activos organizavam em simultâneo os seus circuitos regionais/intersócios, o que muitas vezes levava à sobreposição de datas, levando alguns atletas a preferir um circuito sobre outro. Assim, em 2002, o Surf Clube de Sesimbra, a Associação de Surf da Costa de Caparica e o Seixal Surfing Clube juntaram-se e organizaram um único mega-circuito, denominado Circuito Inter-Regional. Inicialmente, as vantagens para os atletas de Sesimbra foram muitas: a competição com os seus homólogos da Caparica, Fonte da Telha e Seixal, levou a uma subida de nível impressionante. No entanto, com o passar dos anos, alguns atletas deixaram de interessar-se, não tendo paciência para se deslocar até à Caparica para competir, quando na realidade estavam mais interessados no espírito de convívio existente nas provas exclusivas do Surf Clube de Sesimbra. Assim, em 2005, o SCS voltou a organizar o seu próprio Circuito Regional, sem no entanto colocar de parte a realização de um novo Circuito Inter-Regional no futuro.

2004 - Surf Clube de Sesimbra introduz o Skimming no seu rol de modalidades

Numa prova à parte do Circuito Inter-Regional, denominada "1º Open Amador de surf, Bodyboard e Skimming", o SCS decidiu incorporar a modalidade de Skimming na prova. O sucesso foi grande, pelo que o Skimming passou a ser uma das modalidades em foco no SCS. É de realçar que a competição de skimming em Sesimbra não começou aqui, uma vez que já tinham existido provas organizadas pela Folha e/ou pelo Clube de Skimming de Sesimbra.

2004 - Escola de Surf e Bodyboard começa a funcionar o ano inteiro

Havendo procura, o SCS proporcionou a oferta. Com um grupo de dois alunos, a Escola de Surf e Bodyboard começou a funcionar o ano inteiro, dando formação hoje em dia a várias turmas.

2005 - SCS afirma-se como um dos clubes nacionais de topo

Após vários anos de existência, em 2005 o SCS esteve em grande plano a nível nacional. Dois dos seus melhores atletas, Gastão Entrudo e Carlos Jorge foram Campeões Nacionais de Bodyboard Sub-18 e Sub-16, respectivamente; além disso, o SCS foi Vice-Campeão da Taça de Portugal e garantiu a qualificação para a finalíssima do Campeonato Nacional de Clubes.

2005 - SCS adquire sede social: a SCS Surf Shop é parte visível ao público

Em 2005, o Surf Clube de Sesimbra realizou um sonho antigo: a aquisição de uma sede social própria. Anos de árduo trabalho em prol do Surf e Bodyboard (e mais recentemente, Skimboard), culminaram finalmente na obtenção de um espaço digno de uma associação que elevou os referidos desportos a um novo patamar no Concelho de Sesimbra. Este novo espaço seria constituido por duas partes distintas:

1 – SCS Surf Shop: um espaço de convívio para os sócios do SCS e não só, onde todos os assuntos do SCS poderiam ser tratados num local aberto todos os dias: inscrições nas provas, inscrições na escola de surf, pagamento de quotas, informações, etc.

2 – SCS Sede Social: A sede social é um local para realização de reuniões de sócios, assembleias gerais, etc. Além disso, é onde está estabelecida a Escola de Surf e Bodyboard, e onde estão guardados todos os documentos e material das provas do SCS.

O Instituto Português da Juventude e a Câmara Municipal de Sesimbra foram importantíssimos neste crucial passo da vida do SCS.

2006 - De novo no pódium da Taça de Portugal

Em 2006 o SCS repetiu o feito de alcançar o pódium na Taça de Portugal, a prova mais importante da Federação Portuguesa de Surf. Desta vez a participação do SCS terminou com um 3º lugar e um desempenho muito sólido.

2006 - SCS ajuda o Skimboard a desenvolver-se a nível nacional

Atento à falta de apoio que o Skimboard sentia a nível nacional, em 2006 o SCS avançou para a realização do Campeonato Nacional de Skimboard, que se repetiu em 2007. Motivada pelo sucesso do SCS, a restante comunidade finalmente colocou de pé um Circuito Nacional em 2008, do qual o SCS organizou uma das etapas. Durante este periodo o SCS promoveu ainda junto da FPS a criação de regras específicas para o Skimboard, uma das maiores lacunas do desporto. Felizmente para a comunidade local, vários foram os atletas do SCS que se sagraram Campeões Nacionais.

2007 - Realização do Bicas Big Wave Surf Challenge

Além de continuar a promover um dos melhores Circuitos Regionais do país e de organizar provas nacionais (etapas do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças e o Campeonato Nacional de Skimboard), o ano de 2007 ficou ainda marcado pela realização do Bicas Big Wave Surf Challenge, prova de ondas grandes só para convidados. As ondas estiveram de facto grandes, num campeonato memorável para todos os envolvidos.

2008 - Atendimento ao público passa a ser efectuado num local mais acessível

Em Setembro de 2008 todos os assuntos relacionados com o SCS passam a ser tratados no Nº37-B na Rua da Fortaleza, em Sesimbra, uma localização muito mais central do que a anterior. Esta alteração é fruto da mudança de local da SCS Surf Shop, onde já previamente eram tratadas todas as questões relacionadas com o atendimento ao público do SCS. No entanto a sede social do SCS mantem-se no mesmo local, embora sirva essencialmente como escritório e base da Escola de Surf, Bodyboard e Skimboard.

Clínicas de Surf, Bodyboard e Skimboard
Verão 2009 - Vagas Limitadas




Contactos
■E-mail:
scs(arroba)scs.pt - substituir (arroba) por @
■Tel/Fax:
210875139
■Telefone:
933845595
■Atendimento ao público:
Horário: Todos os dias das 10h às 13h e das 14h às 19h
SCS Surf Shop
Rua da Fortaleza, Nº37-B
2970-738 Sesimbra
Visite o site da loja em www.scs-surfshop.com!
■Sede Social:
Surf Clube de Sesimbra
Ed. Mar de Sesimbra
Rua Navegador Rodrigues Soromenho, Lote 1A, Loja 5
2970-733 Sesimbra

Fonte: SCS

Sem comentários: