quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Quinzena Gastronómica do Espadarte, de 8 a 23 de Setembro

O espadarte volta a ser rei nas mesas dos restaurantes sesimbrenses durante a 6.ª edição da Quinzena Gastronómica do Espadarte, que decorre de 8 a 23 de setembro.
O espadarte é um dos mais genuínos sabores de Sesimbra e símbolo da sua estreita ligação ao mar e à pesca. Para valorizar o seu papel na cozinha sesimbrense, a Câmara Municipal organiza pelo 6.º ano consecutivo a Quinzena Gastronómica do Espadarte, que tem como objetivo promover a espécie e apoiar a restauração.
O certame reúne, todos os anos, dezenas de restaurantes de todo o concelho, que juntam às receitas mais tradicionais, como o espadarte grelhado ou de cebolada, com azeite, alho e louro, outras opções mais ou menos elaboradas, mas que preservam o sabor que o torna tão especial.
Em 2011, a iniciativa envolveu 37 restaurantes, que mostraram cerca de 70 formas de confecionar esta espécie. Ao todo, foram vendidos 2500 pratos.
A Quinzena Gastronómica do Espadarte é organizada pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Santiago, Associação de Comerciantes e Industriais do Concelho de Sesimbra e Associação de Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal – Delegação de Sesimbra.
Fonte: CMS

Sem comentários: